quarta-feira, 26 de novembro de 2008

São sonhos e saudades...

E toda vez que se volta de casa é a mesma sensação de querer ficar. É a mesma vontade de não deixar, de voltar, de não acabar.

Engraçado como as coisas se transformam com o tempo, até mesmo nossos objetivos, metas, jeito e gostos.

Me lembro de ter frio na barriga de ansiedade quando o assunto era minha faculdade em São Paulo, a ansiedade por morar sozinha, ter meu espaço, minha responsabilidade e independência. Hoje, tenho tudo isso e mais um pouco... tenho contas empilhadas em meu criado-mudo, tenho lista de produtos de limpeza para limpar o banheiro, tenho preocupação com o que farei de jantar para mim mesma, tenho horários para cumprir sozinha, tenho que lembrar no meio do meu atribulado dia de marcar o meu oculista já que minha vista anda embaçada, tenho que lavar a roupa que pretendo trabalhar no final da semana, tenho que ir à faculdade, passar nas matérias e por aí vai!

Como as coisas mudam!!!

Que saudades do almoço pronto quando eu chegava do colégio, que saudades de me preocupar somente com a prova de física, que saudades de ter como conta só a dívida da cantina.... Que saudades!

A nossa felicidade se molda em cima do nosso cotidiano que aponta para um determinado objetivo, sempre! Você vive em cima daquilo que sonha, daquilo que almeja. Você é feliz à partir do momento em que você corre atrás do seu objetivo, e mesmo que não o alcance, fica feliz pelo simples fato de ter tentado.

Hoje todos os meus sonhos (acreditem: todos mesmo), foram realizados. Tudo aquilo que sonhei desde os 14, 15 anos aconteceu. Junto com isso, junto com meus desejos realizados vieram centenas de decepções. Houveram decepções no trabalho, na cidade, nas pessoas e até em mim mesma.

Mas isso não me entristeceu, pelo contrário, me fortaleceu.

Hoje meus sonhos se modificaram junto com a minha idade e maturidade. Sonhos mais realistas e menos emocionais, sonhos mais plausíveis e possíveis. Sonhos sem contos de fadas, mas que me cedem o gostoso sabor da esperança para enfrentar um novo e atarefado dia. Porque se não for assim, não há felicidade.

A saudade, e a ida para o antigo lar, se tornam um refúgio para aquela que aparenta fortaleza. Junto ao passado é aonde renovamos forças para moldar nosso futuro. Lá é o local aonde se reaproveita o bom do que passou e o modifica para adequar no que vai acontecer. É lá onde se encontra pessoas queridas que te relembram quem você é, da onde você veio e porque é assim. É lá onde ficam aqueles que te oferecem suporte, carinho e proteção. É lá onde há o melhor ombro amigo e o melhor colo.
É lá da onde vim e para onde sempre irei quando precisar refletir e revigorar.

Minha vida se baseia naquilo que amo, naquilo que gosto e naquilo que sinto saudades. É com isso que monto meu quadro de metas, de sonhos. O foco hoje já não está mais em mim, mas sim naqueles que me tornaram quem eu sou. Que me moldaram e que me ajudaram, mesmo que indiretamente, a realizar todos meus objetivos.
Hoje é a eles que dedico meus dias, que traço meu caminho, que planejo o futuro. Hoje é para eles que dedico minhas saudades e que peço a felicidade.
Hoje é a eles que eu agradeço e que dedico o meu sucesso, mesmo que morrendo de saudades e de vontade de ficar eu vou voltar, lutar e fazer, mas dessa vez para surpreender a essas pessoas que sempre me fizeram engrandecer.

Os meus sonhos são grandes e meu caminho longo, espero que isso seja suficiente para mais uma vez vencer e dar a quem eu gosto tudo aquilo de mais bonito, tudo aquilo de mais singelo, enfim, aquilo que sonhei.

3 comentários:

Unknown disse...

Ana,
Não pecisa dizer que adorei, né...afinal na vida é preciso sempre estar desejando e lutando por alguma coisa, do contrário, a existência não teria objetivo, tudo estaria conhecido, possuído e resolvido, e por consequencia acabado. Desejar faz continuar...o desejo provido do sonho é o alimento da vida...sonhar faz bem...todos deveríamos sonhar!!!
Parabéns!!!

Unknown disse...

Lindo prima, e o mais legal de tudo isso... é saber que apesar das saudades.. ainda temos tanta coisa que iremos conquistar e passar.. que daqui uns tempos teremos a saudade do hoje.

Tenho muito orgulho de você.

Beijinhos

Unknown disse...

Adorei o texto!
Tb morro de saudades da família, estudo em outra cidade e deixei minha família cedo - 14 anos- para fazer um bom ensino médio.E hj com 16 anos já amudureci demais morando fora,tendo q lutar por meus objetivos já que não tenho nem mãe nem pai por perto pra resolver as coisas por mim:(!
Vejo meus pais todos os fins de semana, isso me consola, ao passar toda a semana estudando e morrendo de saudade deles e de meus irmãos.
Saudade da irmã que mora longe e do irmão protetor! Afinal acho que por ser a caçula da família sou mais apegada! Muito bons teus textos! Parabéns!